Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011


Isaías,o profeta de Jesus
 Objetivo: Explicar que  Isaías foi o profeta que mais falou sobre a vinda de Jesus aqui na terra, milhares de anos antes disso acontecer; Ressaltar que o pecado afasta as pessoas de Deus e que devemos confessar nossos pecados  pedindo para que Deus nos ajude a sermos santos como Ele é santo.
 Versículo para Memorizar: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso ,Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” ( Isaías 9:6)
Leitura Bíblica: Isaías 7.14; 9.6,7; 11.1-7
Crescendo no conhecimento: Isaías era um profeta, e o seu trabalho era contar às pessoas o que Deus disse. As pessoas não queriam sempre saber as palavras de Deus, mas Isaías nunca as ignorava. Isaías pregou durante o reinado de quatro diferentes reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Uzias, rei que governava a terra de Judá, na cidade de Jerusalém, foi abençoado, no começo por Deus, mas depois ele se tornou orgulhoso e parou de obedecer a Deus. Por isso, ele se tornou leproso e viveu sozinho até a sua morte. Seu filho Jotão ficou no seu lugar. Deus abençoou Jotão porque ele ouvia o que Deus falava por Isaías e pelos outros profetas. O filho do rei Jotão se chamava Acaz. Acaz não ligou para Deus, ele adorou ídolos e falsos deuses e fez com que o povo de Deus fizesse o mesmo. Isaías o advertiu, Acaz não escutou os avisos de Deus. Ele morreu com apenas 35 anos de idade. Deus abençoou o próximo rei, o rei Ezequias, porque ele removeu todos os ídolos e deuses falsos, e adorou o Deus verdadeiro. Um dia, Isaías teve uma visão, (que é uma espécie de sonho quando você está acordado), e contou ao povo, coisas maravilhosas como sobre uma pessoa que seria um libertador forte e viria para salvá-los do pecado e de todos os inimigos. As pessoas judaicas chamavam essa pessoa de Messias. Apesar de eles estarem esperando Deus enviar o Messias, muitas pessoas viviam como se ele nunca fosse vir. Todas as coisas que Isaías disse sobre o Jesus está escrito na Bíblia e embora Isaías escreveu todas essas coisas centenas de anos antes de Jesus nascer, todas as coisas que ele escreveu vieram a acontecer. Isaías disse que o próprio Deus daria um sinal, ele disse: “Eis que a virgem terá um filho, e ele se chamará Emanuel” (Isaías 7:14, essa profecia foi confirmada em Mateus 1:23) . As pessoas sabiam que Isaías falava sobre o Messias, porque uma mulher não podia ser virgem e ter um filho, e Emanuel significa” Deus conosco”. Isaías disse: “Para nós uma criança nasce, para nós é dado um filho, e o governo estará sobre os seus ombros, seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da paz” (Isaías 9:6, Mateus 2:2). Isaías estava tão certo de que as promessas de Deus se tornariam verdade, que ele falou como se o evento já tivesse acontecido, isso é chamado de profecia. Isaías disse que o Messias seria grande e faria coisas grandes. Deus também disse a Isaías para dizer ao povo que o Messias iria sofrer, ser preso, condenado e levado para ser morto, por causa dos pecados do nosso povo e ser condenado à morte (Isaías 53:8, Marcos 8:31).
Isaías poderia ter imaginado como o Messias poderia ser grande e poderoso e ao mesmo tempo fraco e ferido. Mas Isaías não discutiu com Deus. Ele apenas repetiu o que Deus lhe mandou dizer. O Messias estava chegando e ele viria para abençoar a todos e levar a salvação aos confins da terra.
 Isaías é denominado “Profeta Messiânico”, ou seja o profeta que mais anunciou a vinda do messias, que é Jesus. Através das profecias de Isaías, podemos constatar que Deus escolheu a nação de Israel para abençoar toda a humanidade, porque lá nasceria o Filho de Deus.Isaías profetizou a destruição de vários reinos, e todos eles acabaram. Somente um Reino não terá fim. O reino de Jesus. O Rei dos reis e Senhor dos senhores é eterno. O seu reinado não terá fim, porque será um reino de justiça, paz e amor. Para os reis terrenos, tudo acaba com a morte. Mas a morte de Cristo foi apenas o começo de Sua vitória. Após três dias morto, Jesus ressurge vitorioso e inaugura uma nova fase na história da humanidade.
Estratégia:                        

 Livro sem palavras
 Um certo dia Isaías teve uma linda visão do céu, do Senhor e dos seus anjos. Quando ele teve essa visão ele temeu, por que? Porque ele se achou indigno de estar na presença de Deus.
PÁGINA DOURADA
Esta página dourada nos fala do Céu.  O céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4). Deus é santo, puro e sua casa no céu  também é pura.
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre?  Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.

PÁGINA PRETA
Mas existe uma coisa que nunca pode entrar no céu,  é o pecado. Isaías vivia no meio de um povo que pecava e não queria se voltar para Deus.
Se a calçada na frente da sua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali?  Uma noite? “Oh”, você diz, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada...e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo.
Pense, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no Céu.
A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus nos diz que “Todos pecaram” (Rm 3:23). Você também precisa dizer, eu pequei. O pecado nos separa de Deus. Mas, escute... Deus tem Boas Novas para você! Ele tem um remédio que faz possível nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode e o fará...se crermos no Evangelho: “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4).

PÁGINA VERMELHA

Isaías profetizou sobre Jesus o Filho de Deus que haveria de vir  ao mundo para nos salvar 
Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que  nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim que diz 2 Co 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar em nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica. Agora, por causa do que Jesus fez por você e por mim, nossos pecados podem ser perdoados.  

PÁGINA BRANCA

A morte de Cristo foi apenas o começo da nossa vitória. Após três dias morto, Jesus ressurge vitorioso e inaugura uma nova fase na história da humanidade.
A página branca representa o coração limpo, que  Jesus já purificou através do seu sangue vertido na cruz do calvário . Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão  branquinho como a neve? Não!  Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).
Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim?  Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna... Vida eterna no Céu.
Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador.
A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna. Aceite verdadeiramente a Cristo. Recomece sua vida com Ele; quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você o conheça melhor.   

PÁGINA VERDE

A cor verde nos lembra coisa que crescem, florescem, agora que você crê no Senhor Jesus, você deve crescer  Nele.
A página verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com Salvador.
Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores,  o gramado e as plantas em geral. E todas são coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36 “Quem crê no filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida (dono)? Então, este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, você tem a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu.
E, agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da Palavra de Deus  (2 Pe 3:18), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, obedecendo e agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária,  aprendendo mais sobre a boa e perfeita vontade de Deus para que levemos a palavra de Deus a tantos quantos pudermos alcançar para morar no  céu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário