Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

ELISEU O PROFETA DOS MILAGRES


Eliseu retira o veneno da panela usando um pouco de farinha (II Reis 4.38-41)
Texto Bíblico: 2 Reis 4.38-44

A Bíblia registra dezoito encontros de Eliseu com pessoas necessitadas, a todas Eliseu lhes apresentou um Deus que age em favor do bem estar daqueles que O buscam, mostrando ao povo que tudo o que somos e o que temos provem de Deus. Os milagres que aconteceram durante o ministério do profeta Eliseu resultaram em colocar as pessoas em contato com o Deus Vivo, levando a reconhecer e a adorá-Lo como o Todo-Poderoso.


Vejamos alguns detalhes de seu ministério:

• Seu ministério durou mais de cinquenta anos;

• Seu ministério alcançou quatro nações: Israel, Judá, Moabe e a Síria;

• Foi um homem integro que jamais aceitou paga pelos seus feitos;

• Realizou muitos milagres para ajudar aos necessitados.

Através de Eliseu aprendemos servir a Deus requer mais do que meras orações ou palavras, mas sim a disposição de auxiliar aos necessitados, ajudar aos contristados, levado-lhes esperança, apresentando-lhes um Deus que tudo pode fazer.

Teremos duas lições para discorrer sobre este eficiente substituto do profeta Elias.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!



Objetivo: Demonstrar que Deus pode nos livrar de qualquer situação; explicar que Deus usa instrumentos para a realização de sua obra.

Exercitando a memória

“Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas.” (Sl 34.19 – NTLH).

Ao nos depararmos com duras e tristes realidades, devemos confiar no SENHOR. ELE tem poder para nos livrar quando e como ELE quiser. Devemos depositar toda a nossa confiança e esperança NELE. Sem temor, sem dúvidas, pois ELE é fiel para com os Seus.




Fazia muito tempo que não chovia por ali e tudo estava ficando muito seco: a terra já não produzia frutas nem legumes e não havia quase que nada pra comer. Certo dia, Eliseu pediu a Geazi, um dos rapazes, para fazer uma sopa, então apanhou uma planta diferente, que ele não conhecia, e preparou com ela uma sopa. Quando todos já estavam comendo, alguém gritou: “morte na panela…!”. A planta era venenosa. Será que os que experimentaram iriam morrer? Na mesma hora, Eliseu misturou farinha na sopa, e já não havia mais perigo. Todos puderam comer. Esse foi mais um milagre que Eliseu realizou.





ALEGORIA DAS FERRAMENTAS
Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.



O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficaram de pé!, pois eu tenho que martelar os pregos!



O Sr. Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!



Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!



Ah! mais não é mesmo! disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...



Tsc, tsc, tsc... Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? EU sim sou a melhor!

Ah! não ! Que absurdo! disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. EU sou o mais importante!

As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...

O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um movél e começou a trabalhar!

Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o movél brilhando....

Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!

O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo!

Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes!! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo!

Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!

************************************************

(Moral da história)

O carpinteiro representa JESUS,as ferramentas representam os membros, ou crianças.

Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados. (você professor pode colocar a moral que vc achar que se encaixa melhor para a sua turma).

P.S. : Encontrei essa dinâmica no sitio: htpp://WWW.estrel.damanha.blogspot.com; a imagem encontrei no sitio de: http://paulabelquice.blogspot.com/
Imagens dos visuais CPAD classe Juniores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário